Semana de Ação Mundial 2010

As ações da SAM (Semana de Ação Mundial) 2010, que acontecerá entre 25 e 30 de abril, vão combinar discussões sobre financiamento da educação com atividades ligadas ao futebol e a outras modalidades esportivas.

A SAM terá como pano de fundo a iniciativa 1Goal: Education for All (Um Gol: Educação para Todos), parceria entre a CGE (Campanha Global pela Educação) e a FIFA (saiba mais). A idéia é aproveitar a enorme atração de mídia e público que a Copa gera sobre todo o planeta para divulgar mensagens pelo cumprimento das metas do programa Educação para Todos. O recado principal será o de que sem financiamento adequado, as metas não serão alcançadas. Assinado por mais de 160 países na Conferência Mundial de Educação de Dakar/Senegal, em 2000, o acordo estabelece, entre outras promessas, universalizar o acesso ao ensino fundamental até 2015.

No Brasil – Responsável pela organização da Semana de Ação Mundial no Brasil, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação começa a buscar parcerias para a realização de um grande evento, que deve acontecer em 28 de abril, com a participação de esportistas, políticos, educadores, crianças e jovens. Além disso, a Campanha já começa a produzir materiais como cartazes, folhetos e manual de orientação, que serão distribuídos para parceiros em todo o Brasil e servirão de apoio à realização de ações locais. Em 2009, mais de 107 mil pessoas participaram de 163 atividades desenvolvidas em todos os estados e no Distrito Federal. A meta para 2010 é 150 mil pessoas.

Lançamentos – Serão lançadas e distribuídas durante a SAM duas publicações que tratam de financiamento educacional: Educação pública de qualidade – quanto custa esse direito? (publicada pela Campanha) e Bicho de sete cabeças – para entender o financiamento da educação brasileira (publicada pela Ação Educativa em parceria com a Campanha). Ainda será lançado, pela Unesco, o Relatório Brasil de Monitoramento Educação para Todos 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário